O que é um escritor?

A meu ver, um escritor é alguém capaz de se deslumbrar. Alguém capaz de conseguir encontrar um fio condutor e daí compor um significado. Um escritor é aquele para quem uma conversa nunca tem um conteúdo singelo – qualquer conversa está sempre repleta de sinais que podem ser a peça que faltava ao puzzle.

Para um escritor, os dias da sua vida são sempre páginas de um livro ainda por escrever.

Nuno Firmino, 17 de Dezembro de 2007

Anúncios

12 thoughts on “O que é um escritor?”

  1. Olá Nuno, obrigado pelo comentário no blog. Vais publicar um livro em breve? Sobre quê? Estou curioso. joão

  2. Caro João, eu é que agradeço a tua visita.

    Em relação ao livro, estou a preparar uma edição de autor utilizando o sistema POD. Infelizmente as editoras estão de costas voltadas para mim… Porém, como escreveu José Cardoso Pires:
    “Às 6.30 da manhã Deus estava de costas para mim e eu escrevia.”

    O livro tem por título “O Cristal da Ilusão” e é sobre um jovem depressivo que empreende uma viagem em busca da sua “noite feliz”. Perturbado, tenta encontrar uma resposta à angústia com que diariamente é confrontado. Nessa viagem, feita sem destino certo, é ajudado por um vagabundo de seu nome Manuel das Travessas que o leva por companhia nas suas vagabundagens pelo litoral alentejano dos anos oitenta.

    Agora João, a propósito do teu último livro, “As Três Vidas”, curiosamente as minhas férias de miúdo eram passadas em Santiago do Cacém e, é verdade, o pessoal por lá gostava de fazer equilibrismo, atravessar uns arames, uns troncos das árvores, lolol. Como é que adivinhaste?

    😉

    Abraço,
    n.f.

  3. É verdade NUNO num dia destes lembro-me dos tempos passados… vêem-me à memória aquelas pequenas coisas que me aconteceram, os meus pais teus avõs,que saudade! Abraço.

  4. Oi Nuno Firmino , eu tenho 16 anos de idade e adoro escrever .
    Coisas que acontecem no meu cotidiano ,meu pensamentos , e hoje em dia tenho muita vontade de ser escritora, muitas pessoas falam para eu seguir essa carreira ,por que eu escrevo muito bem. E escrevendo é uma meneira de eu me expressar .
    Mas eu tenho muitas duvidas, como você descobriu que queria ser escritor?

  5. Querida Mariana,

    Ser escritor acontece simplesmente porque escrever nos ajuda a suportar o peso da vida, se quando escreves denotas um entusiasmo em ti, se sentes que escrevendo estás a aproveitar cada momento da tua vida, então naturalmente vais procurar repetir esse gesto uma e outra vez. Na minha opinião, penso que escritor é todo aquele que encontra na escrita a sua forma de ser feliz!

    Vou contar-te: Em tempos estudei música, toquei durante anos saxofone e guitarra; também em tempos matriculei-me num curso de engenharia, quis agradar mais os meus pais do que a mim próprio; procurei trabalhar em mil e uma coisas, desde a apanha do tomate, na agricultura, desde trabalhar numa linha de montagem duma multinacional, desde vender e carregar electrodomésticos (coisa que ainda faço); mas a dada altura decidi lutar pelo meu sonho, como sendo a única maneira de honrar a minha vida; então este ano (com 33 anos) matriculei-me num curso de literatura, e à parte com o trabalho (que necessito fazer com zelo, porque preciso de ganhar o pão), também estudo, escrevo, e tento manter-me firme neste trilho, que é o da coragem, da firmeza e da persistência de ser escritor a cada instante (aliás, Mariana, não é só quando escreve que o escritor é escritor, mas sempre! Quando passeias com os teus amigos, a escritora que há em ti estará sempre atenta ao que é dito, à paisagem por onde passam, aos gestos e olhares dos desconhecidos com quem cruzam; porque a alegria de um escritor cumpre-se a cada instante da sua própria vida).

    Dito isto, espero que sejas feliz como escritora, ou como outra coisa qualquer que sintas que foi para o fazer que nascestes.

    Beijinhos do teu novo amigo,
    Nuno Firmino

    20 de Fevereiro de 2009

  6. Tenho muitas duvidas em relação a profissão, mas eu adoro escrever isso eu não tenho dúvidas!
    Mas o meu problema é que eu não gosto de mostrar o que eu escrevo . Escrevo muito meus pensamentos, e são poucas as pessoas q lêem o que eu escrevo .
    Adoro Clarice Lispector ,adoro William Shakespeare , Mário Quintana ,entre outros .
    Mas muito obrigada pelas dicas , vou pensar bem no que vou fazer .

    20 de Fevereiro de 2009

  7. No meu caso, criar um blog ajudou-me imenso. Mas há um senão, podes receber algumas críticas desagradáveis, no entanto procura lidar da melhor forma com essas críticas e seguir adiante, fazê-lo é uma aprendizagem essencial, Mariana. Se o teu sonho é ser escritora, escrever deverá ser o teu principal objectivo, e em caso algum deves procurar compensação nas opiniões alheias (pois até pode acontecer que essas opiniões te afastem do caminho que escolheste, por isso atenção). Também deves aprender a «arte», ler muito, estudar a língua, enfim tudo o que tenha a ver com o teu sonho.

    Lembra-te, Mariana, és livre de percorrer o caminho do teu sonho, e só tu tens o poder de o negar ou de o aceitar, vendo até onde ele te poderá levar.

    Nuno Firmino
    20 de Fevereiro de 2008

  8. Joelma Britto said:

    Olá!

    Sou Pedagoga, com especialização em Psicopedagogia e confesso…também tenho esse sonho. Escrevo muito e lendo agora sua resposta, me emociona bastante quando você diz que só vale a pena se encontrarmos na escrita a “felicidade”. É assim que me sinto quando escrevo, ou quando penso em escrever… Tenho 32 anos, não sei muito por onde começar, mas…sinto que preciso, por meio da escrita, aliviar o peso da vida!!!
    Um grande beijo

  9. Joelma Britto said:

    Oi Nuno! me responde ? Por onde devo, realmente começar?
    Um abraço!

  10. Cara Joelma, penso que deve começar, simplesmente, por escrever! Escrever, simplesmente. Escrever 😉

    Porque um escritor faz-se escrevendo…

    Votos de persistência…

    Abraços,
    Nuno Firmino

    (ao entardecer de 3 de Julho de 2009)

  11. Obrigada Nuno!
    Vou passar tudo que tenho escrito p/ o blog!
    valeu a força!
    bjsss
    Fica com Deus!
    Sucesso!!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s